IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual de Gerdau vai além do logo. O seu grafismo reforça seus valores e integra toda a comunicação de maneira proprietária.

FONTE PRIORITÁRIA PARA TÍTULOS

A família Barlow é a família tipográfica principal da Gerdau. Seu uso é indicado para composição de títulos e mensagens principais que precisem de destaque na elaboração de todos os materiais de comunicação impressa e digital. Deve ser usada sempre em CAIXA-ALTA (letras maiúsculas).

FONTE ALTERNATIVA PARA TÍTULOS

Verdana é a família tipográfica alternativa. Por ser uma fonte de sistema ela é indicada para uso em atividades do dia a dia, como e-mails, documentos em Word e PowerPoint.

FONTE PRIORITÁRIA PARA TEXTOS

A família Open Sans é a família tipográfica para massas de texto, utilizada em todo o material de comunicação impressa e digital da Gerdau.

FONTE ALTERNATIVA PARA TEXTOS

Calibri é a família tipográfica alternativa. Por ser uma fonte de sistema ela é indicada para uso em atividades do dia a dia, como e-mails, documentos em Word e PowerPoint.

Cores Primárias

A Gerdau possui uma família cromática extensa, com uma gama de cores que atendem às mais variadas necessidades. Possuímos três cores primárias, que devem sempre ser utilizadas para reforçar a presença da marca na sua comunicação e contato com o público. Cada tom pode ser utilizado em três variantes de escala. Para material impresso sempre utilize o indicativo em Pantone ou CMYK.

Cores secundárias

As cores secundárias devem ser usadas como complemento para as cores primárias. Evite o uso desta paleta como cor principal para qualquer material de comunicação.

Cores de apoio

Estas cores devem ser usadas como apoio à comunicação visual e sempre devem estar acompanhadas de uma ou mais cores da Paleta Primária. As cores desta paleta não podem ser usadas como cor principal, e ao optar por seu uso, você pode relacionar as cores com o assunto que será tratado. Exemplos: amarelo-ouro para eventos, verde para meio ambiente, azul-celeste para indústria naval, vermelho para alertas e roxo para comunicação interna.

A identidade visual de Gerdau vai além do logo. O seu grafismo reforça seus valores e integra toda a comunicação de maneira proprietária.

Hoje, por meio de uma linha flexível nas nossas peças de comunicação, queremos representar que o aço se molda às necessidades dos nossos clientes e parceiros. Com forte presença, o novo elemento gráfico desenha sobre a superfície a trajetória do aço. Com dinamismo e leveza, reforça que as soluções Gerdau estão cada vez mais próximas de cada um.

Para integrar o novo elemento gráfico com a comunicação e marca Gerdau, a cor escolhida para sempre preencher a forma deve ser o amarelo primário da Gerdau.

Sobre a utilização da Linha

Linha

Sempre reforce essa trajetória de maneira dinâmica e simples sobre a imagem, incorpore a linha na composição, e crie variações na espessura do traço para evidenciar movimentos ou simular a perspectiva. As possibilidades de uso do grafismo são infinitas e devem ser exploradas. Lembre-se de utilizar as formas presentes na própria imagem para criar o movimento e dinamismo que os contornos oferecem.

Sobre fundo fotográfico

Quando utilizado sobre fundo fotográfico, o grafismo da Gerdau deve destacar na imagem um produto ou serviço que foi construído a partir do aço. O objetivo aqui é evidenciar a presença do aço no dia a dia, assim como reforçar a sua flexibilidade em integrar com os mais diversos produtos.

Evite

O grafismo jamais deve criar confusões e dificultar o entendimento da imagem apresentada, assim como causar problemas na comunicação da peça.

Como aplicar a linha sozinha

A versão simplificada do elemento gráfico da Gerdau permite aplicações que não exijam fotografias ao fundo. Elaborada para integrar os diversos materiais institucionais, essa versão do grafismo mantém o propósito, e deve ser desenhada para transmitir dinamismo de forma leve e simples.

Os ícones são um importante elemento de apoio para a comunicação. Além de versáteis, podem sintetizar uma ideia de forma rápida e clara. O estilo deve refletir a leveza e clareza simbólicas dos novos elementos gráficos da Gerdau, com linhas simplificadas, características curvilíneas e extremidades arredondadas.

Detalhes arredondados tornam os elementos mais agradáveis e suavizam a sua forma. Explorar leveza, menos rigidez de retas em perpendicular, e trabalhar curvas e ângulos que trazem naturalidade e movimento.

Evite

Desenhos padronizados e de pouca personalidade. Formas com preenchimento ou muita massa de cor. Excesso de informações num mesmo ícone. Desenhos muito estilizados, que podem dificultar o entendimento convencional. Excesso de leveza e detalhes rebuscados, pois em uso reduzido poderão causar ruído.

Construção

Para desenhar um novo ícone utilize a referência de construção indicada abaixo para encontrar a proporção correta entre figura e espessura de linha. Não se esqueça de trabalhar com elementos simples e traço de espessura única para garantir unidade entre os ícones utilizados.

O estilo fotográfico da Gerdau traduz a nossa expertise de forma simples e clara, e, assim, alcança as pessoas para empoderá-las sobre sua capacidade de construir o futuro. Buscamos inspirar e evidenciar a versatilidade do aço em diferentes lugares e momentos.

Harmonia das cores

utilize imagens com cores e saturações harmônicas. O uso de uma boa iluminação e cores quentes é ideal para ressaltar que a Gerdau não encara o aço como um material frio e rígido. Quando combinada com outros elementos de marca como grafismos, devemos prezar pela clareza e bom contraste entre cores e formas. Explore combinações que fazem parte da paleta da marca e criam clara identificação dentro do universo visual da Gerdau.

Enquadramento

Explore pontos de vista diferentes. O uso de planos abertos sugere a abrangência do aço, e sua presença em diversos contextos. Planos fechados mostram a presença do aço em pequenos objetos e ações do dia a dia, além de reforçar o constante olhar aos detalhes e transmitir nosso compromisso com qualidade.